domingo, 6 de novembro de 2011

57.NAS ENTRELINHAS


Embaixo das pontes
Coberto com os jornais
Letrados com várias fontes,
Curioso perguntou...

Mãe que letra é essa
Que se escreve essas palavras
Que leio embaixo da ponte?

Assim ele passava o tempo
A brincar de escolinha
Quando nas noites frias
Lia a vida nas entrelinhas...

Juntava cada pedaço de letras
Unindo inocência e curiosidade
Ia lendo as palavras
Que falavam da humanidade...

Se o filho do doutor
Dormia em seu colchão
Ele embaixo da ponte
Aprendia a lição...

Com o dedo em riste no jornal
Debruçado nas entrelinhas...

Quando chegou à escola
Já se via alfabetizado...

Professora,
Eu já sei ler!       
Aprendi ainda criança
Quando minha mãe
Me manda entregar um papel
Para vários homens...

Eu não sabia o que estava escrito
Mas depois ela sumia
Quando voltava trazia
Um prato de comida
Que matava minha fome...

E deitado nos jornais
Perguntava para ela
O que eram aquelas letras
Que  entregava a tantos homens...

E assim aprendeu a ler
A tal realidade
Foi juntando as letrinhas que
Que se tornou homem letrado
Ao ler nas entrelinhas
As palavras do jornal...

Albertina Chraim


Nenhum comentário:

Postar um comentário